Início > SAÚDE & BEM ESTAR > O Pão nosso de cada dia. Será? – Parte I

O Pão nosso de cada dia. Será? – Parte I
Print Friendly

Postado por Fit Food Ideas. 13 de agosto de 2014 5:38

Oii Fitters!!

O tema do post de hoje é polêmico!

Tem se falado muito sobre o glúten nas mídias, então resolvi pedir para Dra. Thaísa explicar o que o Glúten faz no nosso organismo (baseado em estudos científicos).
Eu mesma sempre consumi glúten e aos poucos fui retirando da minha alimentação. Na minha cozinha atual não entra glúten (talvez vcs ainda encontrem algumas receitinhas antigas com glúten por aqui), mas eu admito que às vezes eu consumo sim…Se tenho vontade de alguma comida, eu como e no dia seguinte volto à minha rotina saudável! 😉 Acredito que temos que buscar o equilíbrio sempre. Sem radicalismos.
Vamos ao post…


O Pão nosso de cada dia. Será? – Parte I

Você que ainda não se convenceu do papel dos alimentos, e principalmente do glúten em sua saúde, por favor, se já começou, continue lendo.
 
Eu sei o quanto incomoda saber os malefícios que o trigo e o glúten causam em nosso organismo; e digo isto porque adoraria que o pãozinho com manteiga não fosse tão danoso para nós e nem a macarronada do domingo, coisas que sempre adorei.
Ravioli (com glúten).  Continuará tentador depois de ler este post?!
(Foto Fit Food Ideas)
No entanto, os argumentos e fatos que apresento aqui NÃO são a minha opinião, achismo ou a notícia da última revista da moda. 
 
São anos e anos de pesquisa e embasamento científico que chegaram a conclusão (e a cada dia novas comprovações assustadoras são publicadas) de que hoje estamos vivendo em uma era de grande longevidade mas com pouquíssima saúde! Afinal, quem aqui quer viver até seus 100 anos porém tendo que tomar remédios para controlar a pressão diariamente, já tendo realizado 2 pontes de safena, com parkinson impedindo uma qualidade de vida plena, com dores constantes por causa da osteoartrite ou lutando contra um câncer? Pois então, esta é a realidade que estamos caminhando, porém felizmente, é reversível, pois hoje temos condições de entender e saber extamente tudo o que está nos levando a este quadro e como modificá-lo.
 
Mas sim, isto exige que abramos mão de comodidades e começamos a entender passo-a-passo como ir em busca do que o corpo humano em sua essencia foi programado para fazer: atingir a sua plenititude em termos de longevidade com o máximo de sua capacidade física, mental e emocional.
 
Nossos genes determinam não apenas a forma como processamos os alimentos, mas também a forma como reagimos aos alimentos que ingerimos.
 
O que consumimos hoje com o nome de “trigo” não tem semelhança alguma com a variedade selvagem consumida pelos nossos antepassados em raríssimas ocasiões. A hibridização moderna e manipulação genética fez com que este grão não tenha características genéticas, estruturais ou químicas semelhantes com o que era consumido no sagrado “pão nosso”.
E caminhamos contra à nossa saúde à medida que usamos ingredientes geneticamente modificados e que nossa fisiologia nada sabe fazer a respeito.
 
Atenção agora: isto nada tem a ver com doença celíaca, que é un transtorno auto-imune relacionado ao glúten. Isto tem a ver com você, que nunca foi detectado com nenhuma alergia ou sensibilidade ao glúten, hoje nomeado em países de primeiro mundo como o “germe silencioso”, pois causa danos permamentes sem que você se dê conta disto.
 
E o que se já tem comprovação hoje:
  • 80% da população mundial tem o seu intestino impactado pelo glúten
  • 99% da população tem potencial para desenvolver anticorpos contra o glúten e a partir daí causar degenerações no eixo cérebro-intestino, responsável inclusive pelo desenvolvimento de doenças como #hipotireoidismo e #diabetes tipo II.

Ao contrário do que muitos pensam, isto não é uma “moda”- em países desenvolvidos fala-se e estuda-se sobre isto há mais de 40 anos, mas no Brasil isto está felizmente começando a se disseminar.

Dra. Thaisa Albanesi Santos

Responsável pelo Wellness and Health Center Buddha Spa
INSTAGRAN: 
@dra.thaisa


Fitters, acho válido trazer este tipo de informação ao blog, pois o acesso à informação é importanteFica a critério de cada um de nós a decisão sobre a inclusão ou exclusão do glúten em nossas vidas. 😉
beeijos!

Babi
Fit Food Ideas Por : Fit Food Ideas
Categoria: SAÚDE & BEM ESTAR
Tags : , , , ,

(1) Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *